Flags de estado:
- CF - Flag de Carry
- CF = 1 → após instruções de soma que geram “vai um” ou após instruções de subtração que não geram “empréstimo” (“empresta um”).
- CF = 0 → caso contrário.
- PF - Flag de Paridade
- PF = 1 → caso o byte inferior do resultado de alguma operação aritmética ou lógica apresentar um número par de “1’s”;
- PF = 0 → caso contrário (número ímpar).
- AF - Flag de Carry Auxiliar: utilizado em instruções com números BCD
- AF = 1 → caso exista o “vai um” do bit 3 para o bit 4 de uma adição ou caso não não exista “empréstimo” do bit 4 para o bit 3 numa subtração.
- AF = 0 → caso contrário.
- ZF - Flag de Zero
- ZF = 1 → caso o resultado da última operação aritmética ou lógica seja igual a zero;
- ZF = 0 → caso contrário.
- SF - Flag de sinal: utilizado para indicar se o número resultado é positivo ou negativo em termos aritméticos (se não ocorrer erro de transbordo - overflow)
- SF = 1 → número negativo.
- SF = 0 → número positivo.
- OF - Flag de Overflow (erro de transbordo).
- OF = 1 → qualquer operação que produza overflow.
- OF = 1 → caso contrário.
- IF - Flag de Interrupção
- IF = 1 → habilita a ocorrência de interrupções.
- IF = 0 → inibe interrupções.
- DF - Flag de Direção: usado para indicar a direção em que as operações com strings são realizadas.
- DF = 1 → decremento do endereço de memória (DOWN)
- DF = 0 → incremento do endereço de memória (UP).
Sem comentários:
Enviar um comentário